Ipufolia vs Benefolia: quem ganha nessa história?

Por Rárisson Ramon

 

Uma prática muito comum dos prefeitos é a realização de carnavais em seus municípios. Contudo, algumas cidades apresentam mais tradição e estrutura para a ocasião. Sem sobra de dúvidas entre as cidades ibiapabanas Ipu e São Benedito rivalizam nesse quesito, tendo em vista que Carnaubal é a superior no carnaval diurno, isso quando o inverno permite.

Sabe-se que o evento Benefolia ganhou ares de grandeza e passou a ser a referência no carnaval da Ibiapaba atraindo foliões de todos os lugares, inclusive de outros estados. Mas o que há de tão especial por lá? Na realidade, caro leitores, o diferencial por lá são os paredões considerados “top’s”, ou seja, de alta potencia sonora, o que ensurdece mesmo, mas a juventude parece não ligar para isso e curte numa boa.

A prefeitura de São Benedito organiza um processo licitatório para a contratação de bandas e as demais estruturas para o evento carnavalesco. As bandas não são o fator decisivo para atrair o público, salvo as do momento como Aviões do Forró, Garota Safada e Chicabana, bandas essas mais acessíveis em nosso estado.

Quando se questiona um folião sobre o por que dele ir ao Benefolia a resposta é certa: “porque lá tem paredão...”. As bandas pouco interessam, com exceção das supracitadas.

Em Ipu se não forem as bandas, dificilmente consegue-se atrair um grande público. Não temos a cultura dos paredões ou pelo menos não tentou-se implementar isso nos carnavais de outrora e nem no atual. Evidente que há paredões, mas de pequeno porte, que seriam facilmente calados pelos paredões da envergadura do Fábio Som, Zeus, Paredão de Aço, Malvado, dentre outros. Esses já passaram pelo Benefolia e deixaram muita gente com dor de ouvido, mas é a cultura moderna, e de certa forma faz do carnaval de lá melhor que o nosso.

Deve-se fazer um carnaval voltado somente para os ipuenses e a cidade ficar somente com uma arrecadação econômica baixa ou faz-se um de grandes proporções atraindo um maior número de turistas, o que aumentará o faturamento do comércio? É algo que precisa ser pensado nos carnavais de Ipu nos anos vindouros. Uma coisa é certa tudo é possível se houver planejamento estratégico ao longo deste ano! Se queremos um grande carnaval devemos começar a trabalhar de agora e não deixar para as últimas horas.

Acompanhe no vídeo abaixo uma pequena amostra do Benefolia: